Biografia

Como tudo começou

Nasceu em Vitória (ES), e mudou-se para a Inglaterra aos 11 anos de idade, onde viveu por 4 anos. Nessa época, despertou seu amor pela leitura e pela música clássica, pois fazia questão de ler ouvindo música, e não podia ser música cantada, pois, para ela, a Voz sempre teve esse poder de atração natural em que, simplesmente, sempre reina absoluta. E, ao buscar discos de música clássica na coleção de seus pais, descobriu, também, Chico Buarque, Elis Regina, Tom e Vinicius, Gal Costa, e foi assim que, a 9.000 km de casa, descobriu a música brasileira que havia ganhado o mundo há algumas décadas. Descobriu, também, Frank Sinatra, Louis Armstrong e Ella Fitzgerald, e todos esses artistas estão entre suas maiores influências. Voltou para Vitória, onde morou por apenas 2 anos antes de mudar-se para Brasília, cidade em que se fez cantora e mora até hoje.

Iniciou seus estudos em canto popular em 2006 e, em poucos anos de carreira, já fez sua primeira turnê internacional e dividiu o palco com músicos de renome nacional e internacional como Duduka da Fonseca, Mike Moreno, Paulo Levi, Garry Dial, Cadu de Andrade e Leonardo Cioglia. Em 2008, ingressou na Escola de Música de Brasília onde estudou Canto Popular até 2013, quando foi aos EUA e participou do Summer Jazz Camp de Jamie Aebersold, um dos maiores nomes no ensino de Jazz nos Estados Unidos e no mundo.

Sua carreira teve início em 2010 e, desde então, já cantou em diversas casas e teatros de Brasília como o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, Teatro da Caixa Cultural, SESC Sílvio Barbato, SESC Ceilândia, Teatro Oi Brasília e Teatro Carlos Galvão.

Em 2014, fez sua primeira turnê à Europa com seu tributo a Nara Leão, pelos seus 25 anos de falecimento. Seu show “Saudades de Nara” lotou dois teatros em Munique e três casas no Chipre, e esse trabalho deu início a um novo projeto que será lançado em breve com a participação de artistas especialíssimos como Jaime Alem, Nelson Faria, Jether Garotti Jr, Farlley Derze e Geraldo Vianna. No mesmo ano, foi convidada especial do Brazilian Day na Suécia e, de volta ao Brasil, levou seu tributo a Nara Leão ao Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte.

Primeiro Impacto

O CD Primeiro Impacto, com direção musical de Hamilton Pinheiro, começou como um projeto aprovado em fins de 2013, pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC – da Secretaria de Cultura do GDF, e visa prestigiar compositoras e compositores de Brasília. É um trabalho voltado para a mais sofisticada MPB, incluindo o Samba, e toques da música Pop, com gravações como Bandolins, de Oswaldo Montenegro, Por Um Triz, de Clodo Climério Clésio, e Alto da Boa Vista, de Hamilton de Holanda e João Marinho. Traz, também, composições da própria Virginia, solo e em parceria, bem como de vários outros grandes compositores de Brasília. Destaca-se a participação de Milton Guedes em seu CD, tocando flauta na faixa Por Favor, Se Apresente.

Mais Informações